Esperantina - PI, sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Celso Barros Coelho Neto é candidato a presidência da OAB/PI

Por Clenilton Gomes em 20/08/2018 às 12:35

O advogado Celso Barros Coelho Neto lançou sua candidatura para concorrer ao cargo de presidente da Ordem dos Advogados Seccional Piauí.

A eleição da ordem vai acontecer em novembro deste ano e o trabalho de percorrer o estado mostrando suas proposta já foram iniciadas.

Ainda concorre na chapa para subseção sediada em Barras o advogado esperantinense que vem se destacando no meio jurídico Dr. Carlos Júnior.

Conheça um pouco da história do candidato a presidente da OAB/PI.

CELSO BARROS COELHO NETO, natural de Teresina (PI).
É casado e pai de 3 filhos.
Formou-se em Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI), sendo o orador oficial de sua turma;
É membro do Instituto dos Advogados Piauienses (IAP);
É membro da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO);
Professor universitário de Direito de Empresa e de Direito Processual Civil, já tendo lecionado na Faculdade Santo Agostinho, na FACID e na UFPI, na qual foi aprovado em 1º lugar para Professor Substituto; Professor da Escola Nacional de Seguros(FUNASEG-DF);
É pós-graduado em Direito Constitucional (UFPI);
É Especialista em Direito Público e Privado pela Escola Superior da Magistratura-PI;
É pós-graduado em Direito Administrativo (Universidade de Salamanca-Espanha);
Tem cursos de extensão em Direito pela Universidade Nacional de Buenos Aires (Argentina).
Advogado militante nas áreas de Direito empresarial, consumidor e administrativo. Tem vasta experiência administrativa e acentua que isso é importante para presidir a OAB:
Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado, Chefe de Gabinete e Assessor Técnico da Secretaria de Governo do Estado.
É Procurador do Estado do Piauí concursado; na Procuradoria Geral do Estado, atuou na Procuradoria Judicial e está lotado na Procuradoria Tributária da qual foi Procurador Chefe e Chefe do Centro de Estudos. Representou a Procuradoria Geral do Estado junto ao Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do Estado (2009/2015);
No campo associativo, também tem vasta experiência:
Foi Presidente da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado (APPE) por dois mandatos (2008/2012) e fez parte do seu Conselho Fiscal; e na Associação Nacional dos Procuradores do Estado (ANAPE) foi membro do Conselho Consultivo (2008/2010), Vice-Presidente do Conselho Consultivo (2010/2012) e Secretário-Geral adjunto (2012/2014);
Foi Conselheiro Seccional da OAB-PI e Secretário-Geral da OAB-PI, tendo também presidido a Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI, e iniciado a regionalização do Exame no Nordeste e pioneiramente levado o Exame de Ordem para Picos e em Parnaíba, proporcionando desde 2005 que todos os bachareis dessas regiões façam a prova sem se deslocar para Teresina.
Representou a OAB Piauí em concursos públicos para os cargos de Juiz Federal da 1a Região e de Juiz do Trabalho da 22a região.
Em 2012 foi candidato a presidente da OAB, oportunidade em que liderou o movimento OAB DE TODOS e conquistando expressiva votação.
Atualmente é Conselheiro Federal da OAB-PI.
É membro da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB-PI, participando ativamente de reuniões e amplas discussões e projetos do judiciário estadual (notadamente os 2 turnos), federal e do trabalho.
É membro da Comissão de Estudos Permanentes sobre o COMPLIENCE do Conselho Federal da OAB e autor de requerimento ao Conselho da OAB-PI de criação da Comissão estadual de Estudos sobre Complience.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *