Esperantina - PI, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Autuados pela PRF por embriaguez, já superam o carnaval de 2018

Por Clenilton Gomes em 04/03/2019 às 14:38

Com o foco na retirada de circulação de condutores alcoolizados, a PRF atua, em todo o estado e principalmente na região litorânea, em ações reforçada de policiamento.

Barreiras de fiscalização durante a noite de domingo (03) e madrugada de hoje, segunda-feira (04) foram montadas pelos agentes que autuaram, somente na região da Parnaíba, 15 motoristas por conduzir o veículo sob efeito de álcool. Deste total, dois foram presos por estarem com o índice de álcool acima do estabelecido como infração administrativa e foram conduzidos ao plantão policial.

Com isso, o registro de condutores autuados por alcoolemia até o início do quarto dia da Operação Carnaval, seja por constatação do etilômetro ou simples recusa, atinge 36, praticamente o mesmo número registrado em toda a Operação Carnaval de 2018, quando um total de 37 condutores foram autuados nos seis dias de trabalho.

Se por um lado os números preocupam a PRF pela reiteração da má conduta de alguns motoristas, do outro reforça o trabalho do órgão em retirar de circulação condutores que expõe a risco a vida própria e a de terceiros ao assumir um veículo com a capacidade psicomotora reduzida. Essas ações são fundamentais para preservar vidas nas rodovias de todo o país. Até o momento, não há registro de óbito em acidentes no estado do Piauí no período carnavalesco.

A multa para quem dirige sob o efeito de álcool é R$ 2.934, 70 e implica na suspensão do direito de dirigir por um ano. Se o motorista for reincidente na conduta no prazo de 12 meses, a autuação chega a R$ 5.869,40 e CNH pode ser cassada. Causando acidente com mortos ou feridos, o condutor alcoolizado está sujeito a pena de até 8 anos de prisão.